Imago

É tão triste quando aqueles que lutam por igualdade e respeito ao próximo nos discriminam por questões de crença. Lutar por liberdade de expressão e querer tolher o direito do outro de se expressar é no mínimo incoerente. Levantar a bandeira da tolerância e ser intolerante com a crença alheia (ainda que essa crença não esteja apontando o dedo para o ser humano), é pelo menos falta de siso. É triste ver esse rastro de hipocrisia de quem simpatiza com você somente até o momento em que sua opinião for semelhante. No momento em que se expressa uma opinião diferente a simpatia acaba, o tratamento muda. Mundo volúvel não?! Mas é triste para quem pratica esse agravo e não para quem recebe se estiver fazendo o que é certo.

Esses dias tive uma falha de comunicação com alguém que gosto muito mas que tem práticas que ferem a Palavra de Deus. Se me perguntam o que acho de uma pessoa nessa situação, eu respondo que amo como amo a qualquer ser humano, que considero, respeito e fico muito feliz se puder ter consideração dessa pessoa também. Mas se me perguntam o que acho das práticas dessa pessoa (e não da pessoa em si), se ferem a Palavra de Deus, se ferem o caráter de Deus, o que querem que eu responda? Que sou a favor de algo que Deus repudia? O que esperam de mim como crente que sou? Querem que eu diga que sou a favor de algo que a Bíblia mostra que Deus é contra? Querem que eu seja contra o que a Bíblia diz ser o certo? Eu não tenho direito de me posicionar contra ou a favor de qualquer coisa que seja, segundo minhas convicções? Não tenho direito de expressar meu posicionamento, minhas opiniões?

Deus me ama apesar dos meus pecados. Deus me ama! Odeia meus pecados, mas me ama. Se eu peco Ele não deixa de me amar, mas também não deixa de me corrigir para que eu ‘entre na linha’ de novo. Amar alguém não significa concordar com os erros desse alguém. E o amor não se desfaz devido à discordâncias e erros. Se se desfez é por que nunca foi amor. Eu não vou negar minha fé em Cristo só pra não desacordar da maioria, não vou negar os ensinos da Palavra de Deus e não vou negar Aquele que me salvou. Ser a favor das coisas de Deus, e consequentemente contra as coisas que não são dEle, é direito que me assiste. É direito meu expressar minha posição contra ou a favor. É direito meu poder escolher ser contra ou a favor e poder dizer isso.

Calada!!
Calada!

Um exemplo prático: se uma amiga ou conhecida me ligasse no meio da noite dizendo que praticou um aborto, está passando mal e precisa do meu auxílio (para ir ao hospital, por exemplo), o que eu desejaria fazer e o que eu deveria fazer além de ajudar?! O que eu deveria sentir por uma mulher nessa situação além de amor e compaixão?! Eu seria a primeira a exigir um socorro médico digno, um tratamento caridoso e respeitoso por parte de enfermeiras e funcionários. Mas é direito meu ser contra o aborto! É direito meu expressar meu posicionamento contra o aborto, ainda que eu o faça cuidando com todo carinho de alguém que escolheu fazer isso.

Jesus morreu e ressuscitou pelas pessoas, mas para pagar pelos pecados das pessoas. Morreu por saber que os pecados levam à perdição. Morreu por odiar o pecado, mas por amar o ser humano pecador. Jamais vou me sentir culpada nem pedir desculpa por estar crendo no que Deus quer que eu creia, por estar defendendo uma posição bíblica e me posicionando contra práticas que ferem o caráter de Deus. Sou contra aborto, testes de laboratório em animais e eutanásia por que sou a favor da vida; sou contra homossexualidade por que sou a favor dos conceitos de amor e de família que a Bíblia ensina e sou a favor da palmada em crianças pelo mesmo motivo; sou contra extorsão que falsos pastores praticam contra fiéis, mas sou a favor da entrega do dízimo, que é bíblico. Mas em momento algum eu trataria mal ou tentaria calar a boca de quem tem posicionamento contrário ao meu. Pedir perdão por ofender alguém é desejável e correto. Mas pedir perdão por defender a Deus e Sua posição não é.

Uma coisa interessante é que quando não se aponta para as pessoas em si, mas para a existência de práticas desagradáveis a Deus na vida delas, a atitude de ressentimento e de autodefesa muitas vezes só mostra a consciência de que estão erradas diante de Deus. Daí vem a culpa por fazerem o que fazem. Por isso as pessoas levantam bandeiras buscando calar os contrários, para não ter ninguém falando nada que não seja a favor de suas práticas. Afinal, não querem ninguém alertando que suas escolhas estão contra Deus, não querem que ninguém expresse algo que os faça sentir peso na consciência. Neste caso, fazer alguém sentir peso na consciência (mesmo que o alvo do posicionamento contrário sejam as ações da pessoa e não a pessoa) é tido como discriminação contra a pessoa, como atitude criminosa passível de pena. Que pena!

}ï{

  1. Avatar de Nadja Reis
    Nadja Reis

    ·

    Eu sou ateia,sou favorável à legalização do aborto(pois entendo que uma mórula não é um indivíduo e para que haja assassinato tem que haver um indivíduo),sou favorável ao casamento gay(pois entendo que toda forma de amor vale a pena),sou favorável à legalização das drogas(pois cada pessoa deve decidir por si mesma se quer usar ou não),eutanásia(pois entendo que é melhor uma pessoa morrer com dignidade do que continuar sofrendo na Terra),enfim,de muitas ”bandeiras” contrárias a sua forma de pensar e sou sua amiga(ao menos,assim me considero).

    Entendo,até pela filosofia política que adotei(o Libertarianismo)que todas as pessoas devem ter o direito de expressarem suas opiniões sem serem censuradas ou punidas pela lei por causa disso.

    ”Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
    – frase atribuída a Voltaire

Deixe um comentário