Lutos e mais lutas

borboletinha

Uma semana e dois suicídios. Uma depressiva e uma bipolar em fase depressiva. Uma tomou para morrer os remédios que deveriam ser tomados para ajudar a viver. A outra já estava com a mente em queda livre e decidiu jogar o corpo para uma queda livre sem volta. Como não se compadecer por desconhecidas que conheciam o sofrimento uma da outra e o meu também? Vendo a situação delas lembro de palavras como impotência, negligência, desolação. Impotência por não ter tido condição de fazer alguma coisa, negligência dos parentes e amigos que as viam definhar e nada fizeram, desolação dos poucos parentes e/ou amigos que tentaram fazer algo mas não tiveram sucesso. Vendo isso só penso na minha situação. Lembro de palavras como medo e insegurança. Medo do bicho da cabeça e insegurança por ser tão instável e frágil. Todos nós somos, embora façamos de conta que não. Mesmo buscando o tão desejado e superestimado autoconhecimento nós não nos conhecemos de verdade. Só Deus conhece nossos corações, nossas habilidades e fraquezas. Vendo a situação inteira que Deus permitiu que acontecesse, não só um pontinho isolado mas tudo, lembro que ainda existem palavras como esperança, confiança e fé. Esperança de melhora e estabilidade, confiança nas promessas de Jesus, especialmente aquela que diz que eu nunca estarei desamparada, e fé que existe também para suprir quando todo o resto faltar.

“Porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13:5b

“(Porque andamos por fé, e não por vista).” II Coríntios 5:7

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tiago 4:14

“Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.” Provérbios 21:12.

}ï{

Sobre a dona do blog

Pecadora redimida por Aquele que morreu na cruz e ressurgiu. "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." Salmos 103:14
Esse post foi publicado em Lucubrações e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Lutos e mais lutas

  1. leferfl disse:

    muito triste,os sentimentos de um suicída antes de sua morte são os piores possiveis,de muita dor e tristeza,vc só quer q tudo acabe,mas o medo da morte é horrivel eu sei,andar por trilhos e ver o trem vindo e ao mesmo tempo seu marido,oq fazer,bem é obvio oq fiz,mas a ideia da morte não me sai da mente.

    • Lola disse:

      Leila querida, eu sei o que é isso. Você sabe que eu sei. Todos esses sentimentos são sua mente querendo descansar. Mas uma coisa que é bem certa é que você não é só uma pessoa doente. Você só está se vendo assim no momento porque é a única coisa que seu cérebro consegue sentir. Mas o que eu falei pra uma amiga um dia desses eu falo pra você: a depressão e todos os outros males (inclusive o desejo de morrer) conversam conosco. Assim como uma febre sinaliza que algo está inflamado no corpo ou que algum organismo estranho se instalou em nós, o desejo de morrer sinaliza o esgotamento da sua mente, a necessidade de repouso e de resolver alguma coisa que você ainda não descobriu (ou já descobriu mas não entendeu direito ainda). Você não quer se matar. Você quer matar o que está te matando. Mas matar o que está te matando vai te matar também. Aprendi isso de maneira sofrida mas eficaz (você sabe né?!). Então Leilinha, fica tranquila e tenta escutar o que a sua depressão está tentando te dizer que no final você aprende muito. Mas não esquece que ela é lenta e fala devagar, então tenha paciência e aguente firme. Quando quiser fazer ou pensar bobagem, lembre que você precisa terminar a conversa. Se precisar estou por aqui tá bom?! Beijão.

  2. defendersonic disse:

    Quase tudo está pronto. Há dois dias, venho pensando nisso paulatinamente. Eu preciso de um alívio, esquecer isso. Mas para que isso desapareça dentro de mim, é preciso que eu vá junto porque enquanto aqui eu estiver, esses sentimentos estarão dentro de mim. Eu sei lá, a vontade de deixar de viver é grande hoje.

    • Lola disse:

      Olá querido! Espero que nossa conversa tenha surtido algum efeito. Espero que pelo menos tenha a confiança de que estou aqui pra você e de que você pode contar comigo. Vamos conversando. Beijo no coração e Deus te guarde (até de você mesmo).

  3. Raphael Rocha disse:

    Fabíola, acabei de deixar um comentário enorme e não salvei sem querer perdi. Mas o que tenho a ti falar é q vc está de parabéns pelo seu blog, vejo q muita gente hj tem acesso a informação através de vc. Isso ajuda e muito quem precisa duma palavra amiga e tbm de uma força a mais para superar os momentos difíceis. Posso dizer que seus vídeos foram bastante úteis para eu poder prolongar a vida de minha mãe, pois nós alheios a doenças somos totalmente inúteis sem informação de alguém q realmente passe por isso. Eu agradeço a Deus por ter posto um anjo em forma de pessoa em nossas vidas. Receba os meus sinceros agradecimentos em nome da minha família e de todos aqueles q aqui de uma forma ou de outra tbm já foram ajudados. Um abração a todos força e fé sempre. Por mais sombria que seja a noite, tenham certeza q de manhãzinha o Sol volta a brilhar.

    • Lola disse:

      Raphael, comentários como o seu me trazem lágrimas de emoção e gratidão aos olhos e me fazem pensar em como podemos ajudar o próximo, mesmo em meio às mais profundas dores. Nem tenho palavras que sejam suficientes pra agradecer por tanto carinho. Que tudo isso possa glorificar o nome de Deus, pois tudo que eu tenho e sou vem dEle. Que Deus, em nome de Jesus, guie você e sua família sempre rumo ao caminho certo, à verdade e à vida. Um muito obrigada emocionado e do tamanho do mundo!

Deixe um comentário

