A bastarda anedonia

Só quem sabe o que é a anedonia e a astenia da depressão vai entender. Enquanto não experimentar, ninguém terá noção real do que é demorar até 2 horas pra abrir os olhos, se virar na cama e sentar. Dificilmente vão entender o suplício de tentar mudar de posição na cama e sofrer com esse movimento aparentemente simples, mas que para um depressivo exige um esforço hercúleo. Vão compreender intimamente este relato os que já tremeram ao tentar levar a comida à boca e/ou choraram em sofrimento por ter que tomar uma banho, escovar os dentes ou pentear os cabelos. Mesmo sem compreender totalmente, pode-se respeitar e aceitar a mazela do outro com naturalidade. Eis um relato de mais uma portadora desta doença destruidora:

“Tenho conta para pagar, estou sem comida em casa, preciso sair comprar algo, já faltei da aula cedo (e não to a fim de sair de casa para ir a noite), hoje a chapa da qual eu participo vai virar gestão no centro acadêmico do meu curso e eu não quero sair de casa para ir. não quero levantar da cama, seja para comer, ir ao banheiro… até estou com vontade de fazer todas as coisas que preciso, mas não estou conseguindo e não sei a quem pedir ajuda.eu me sinto TÃO cansada, e esse cansaço nunca passa.não quero chamar ninguém para vir em casa me ajudar porque não quero me levantar para atender a porta…não sei o que fazer. sinto que devo me importar, mas não consigo.assim que eu enjoar de usar o notebook, vou desligá-lo e voltar a dormir, mas não estou com sono. Não sei como pedir ajuda.”

abraço

 “E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.” Mateus 8:7

“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. Isaías 40:29

}ï{

Sobre a dona do blog

Pecadora redimida por Aquele que morreu na cruz e ressurgiu. "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." Salmos 103:14
Esse post foi publicado em Lucubrações e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para A bastarda anedonia

  1. copodebar disse:

    É verdade, doi demais! Não gosto de me lembrar, mas tambem não quero esquecer…isso já fez parte da minha vida, foi um aprendizado, muito doloroso, mas aprendi muito e hoje vivo uma vida melhor e posso dizer a quem esteja a passar por isso que eu sei que doi, mas um dia vai passar…

  2. Eugenio disse:

    Sou da época que a depressão era taxada como loucura pelos leigos, e assim o sofrimento era maior, porque não podia compartilhar. Mais com todo o sofrimento que passei, sempre tive uma esperança, que passaria tudo e eu seria melhor! E hoje estou aqui dizendo isto pra vocês! Era verdade, eu sobrevive!

  3. Gabriella Moreira disse:

    Ameeeeei! Muito bom!

  4. lorenzzo disse:

    tenho anedonia a partir de um pensamento que nunca iria fazer o que o espírito santo me pedia pra fazer foi um pensamento voluntario pensei tambem que iria endurecer meu coração pra ele hoje foi pro inferno e tenho anedonia que é a pior doença que existe sou a pessoa mais infeliz que já existiu perdi toda a aesperança de ir pro céu sou um desgraçado

    • Lola disse:

      Olá Lorenzzo!
      Primeiro tenho que dizer que anedonia é apenas um sintoma, não é uma doença. Em geral o estado de anedonia acomete pessoas que sofrem de depressão, mas qualquer pessoa pode apresentar, até quem não padece de depressão. Acho que você quis dizer que tem estado depressivo,não é?!

      Segundo, Você não é a pessoa mais infeliz do mundo. Não pense que o sofrimento de toda o mundo caiu sobre você. Acredite! Há pessoas em situação muito pior. Eu só fui perceber isso quando já estava melhorando um pouco dos meus transtornos.

      Terceiro, não entendi muito bem o que quis dizer com perder a esperança de ir pro céu. Endurecer o coração para o Espírito Santo é o que a Bíblia chama de blasfemar contra o Espírito. Se Ele está agindo e tentando te convencer do teu pecado, não endureça o coração. Deus nos diz pra dar lugar a Ele.

      Ceder ao amor de Deus foi a melhor coisa que já fiz na vida.
      “Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.” II Crônicas 30:8

      Que Deus te abençoe e que você faça sua decisão, pois mais urgente do que a cura da mente e do corpo, é a cura do espírito. Abraço!

Deixe um comentário

