Encrespando

Em um país de raiz cultural escravocrata, na qual se vê a herança genética africana como algo inferior e indesejado, não é surpresa que o cabelo afro/crespo seja visto como feio. É armado, é volumoso, é alto, é trabalhoso, é seu! Foi Deus quem te deu. Já tive cabelo armadão, de cachos bem miúdos e encolhidinhos, o que me rendeu o apelido de poodle na época do colégio (e só fiquei sabendo disso 15 anos depois). Mas aprendi que o problema do cabelo considerado difícil não é o trabalho que dá ou o tempo gasto com os cuidados certos. O problema é falta de amor pelo que se tem e a má influência dessa padronização de beleza imposta por esse mundo pecador. “Odeio esse meu cabelo!”, “O seu é bonito, o meu é uma farofa”, “Você fala assim porque o seu é bem definido”, “Meu cabelo é ruim”. Já ouvi cada coisa! Só lembro da minha fase de autoestima abalada, com cabelo que considerava horroroso etc. Graças a Deus passou.

Odiar o que se tem não é um sentimento dos mais nobres, pois é como dizer que Deus cometeu um erro em te dar aquilo. Achar que o dos outros é sempre melhor demonstra autoestima problemática. E o que será que eu faço pra que o meu fique com cara de saúde e que você não faz? Eu gosto de mudanças, mas também amo o que eu tenho. Quer mudar a juba? Mude! Mas averigue sua intenção e seu sentimento ao fazer uma mudança, seja alisar, enrolar, pintar, cortar etc. Mude pra ficar bonita mas de um jeito diferente, não por achar que o jeito diferente é o único jeito aceitável pra ficar bonita. Aprender a amar o que Deus deu ajuda a querer cuidar com carinho. E quando aprendemos a cuidar do jeito certo, passamos a amar mais ainda. É um ciclo que nos deixa, parafraseando Salomão, mais formosas entre as mulheres. Palmas pra essa moça do vídeo, que aprendeu a se amar e cuidar do cabelo lindo que Deus lhe deu.

“Eis que és formosa,” Cantares de Salomão 1:15a

}ï{

Sobre a dona do blog

Pecadora redimida por Aquele que morreu na cruz e ressurgiu. "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." Salmos 103:14
Esse post foi publicado em Lucubrações, Vídeos diversos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Encrespando

  1. Thaby Souza disse:

    Rayza Nicácio ❤
    Um belo exemplo a ser seguido!

Deixe um comentário

