A lista do “Tem Que”

Todo mundo nasce com uma lista de coisas a fazer pela vida afora. Eu chamo de lista do “Tem Que”, e simplesmente não a suporto. Reclamo que reclamo, mas não adianta! Nunca consegui me livrar da dita cuja e nem cumprir com todos os itens. Às vezes são até exigências simples, mas às vezes são  injustas. Alguns itens estão no nosso DNA, nascemos querendo executá-los, mas alguns itens vão colando no nosso corpo e mente contra nossa vontade a medida em que vamos vivendo. Tenho corrido com medo de alguns grudentos desses, mas parece inútil correr. Dos itens que eu desejo e consigo cumprir eu não reclamo, mas não quero tolerar aqueles para os quais não tenho nenhuma inclinação de gosto ou condições de execução. Bom, enumerei alguns dentre os muitos itens constantes na lista do “Tem Que”:

1) Tem que se formar logo no curso universitário mas almejado pela massa;
E não pode mudar de ideia, não pode querer mais outros cursos, tampouco parar um tempo por necessidade. Escolha a área e siga somente nela pela eternidade. Variar pra que? Ter curiosidade e querer adquirir outros conhecimentos pra que? Testar-se intelectualmente pra que? Vai ter que se graduar o mais rápido possível naquilo que a maioria quer e estudar só isso durante toda a vida. E esqueça isso de “satisfação pessoal”.

2) Tem que casar antes dos 30 anos;
Não importam as circunstâncias da vida ou a vontade de Deus. Se não casar pelo menos antes dos 30, você é uma aberração. Sempre que te virem na rua vão te torturar com frases do tipo “Mas você ainda não casou?!” ou “Não acredito! Tão nova, bonita, inteligente. Como pode ainda ser solteira?”. O saco vai enchendo, mas não importa. Você tem que aguentar sem explodir!

3) Tem que ter filhos e o primeiro tem que ser cedo que é pra dar tempo de ter mais depois;
Obrigatória e impreterivelmente você tem que procriar, e tem que ser na flor da juventude. Se não quiser filhos e cedo, você não é de Deus, você é do cão. Todos são obrigados a “deixar sua semente na terra”, e rápido. E se pensa que vai ter um único filho sem ser julgado, pode esquecer! Tem que deixar a prole no mundo e a prole tem que ser no plural.

4) Tem que passar em um concurso público incrível com urgência;
Arrume o mais cedo possível um “emprego de excelência”, o qual, se você passar a detestar com o tempo, não poderá largar por outro. Afinal, o salário é muito bom. Se gostar do seu emprego que paga bem, além de ser feliz na profissão, vai ganhar no mural da vida uma ‘estrelinha de bom menino’. Mas se não gostar, não se preocupe sobre tédio ou frustração com seu cotidiano laboral. A programação da TV que você vai ter dinheiro para pagar todo mês vai compensar a insatisfação com seu trabalho. Você só tem que chegar do trabalho, ligar a TV e pronto!

escrevendo a lista

Tem Que, Tem Que, Tem Que… Posso jogar essa lista fora e esperar a lista que Deus escreveu pra mim? Posso? Tenho certeza de que a lista que Deus preparou pra minha vida, embora possa conter alguns elementos da lista do “Tem Que”, é muito mais leve e descansada. Sei que a lista de Deus leva em conta o que eu preciso e não apenas o que eu desejo. A lista do “Tem Que” desse mundo perturbado é longa, pesada e cheia de solicitações que eu não tenho condições de atender. Ainda bem que o meu Deus fez uma lista sob medida, com itens dos quais eu sem dúvida poderei dar conta. E é essa lista que eu quero.

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:29-30.

}ï{

Sobre a dona do blog

Pecadora redimida por Aquele que morreu na cruz e ressurgiu. "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." Salmos 103:14
Esse post foi publicado em Lucubrações e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A lista do “Tem Que”

  1. Marilene Salviano de Oliveira disse:

    O que dizer! Nao sei. So sei que gostei da tua sinceridade. Para mim é reflexo da integridade. Peço a Deus que continue te abençoando.
    Deus seja louvado na tua vida.
    Paz no Senhor.

    Marilene

    • Lola disse:

      Olá Marilene! Muito obrigada por ler o texto. Acho que conseguiste entender o que eu quis dizer. Fico feliz! Obrigada pela visita ao blog e que Deus seja louvado na tua vida também, querida! Um abraço!

Deixe um comentário

